quinta-feira, 15 de novembro de 2012

amores poesias vidas


texto gifs atexto gifs mtexto gifs otexto gifs rtexto gifs etexto gifs s
texto gifs ptexto gifs otexto gifs etexto gifs stexto gifs itexto gifs atexto gifs s
texto gifs vtexto gifs itexto gifs dtexto gifs atexto gifs s
texto gifs btexto gifs ltexto gifs otexto gifs gtexto gifs stexto gifs ptexto gifs otexto gifs t
texto gifs ctexto gifs otexto gifs m
 

Sartre entra em cena...

... É desta forma que, com seu humor caracteristico, o filosofo interpleta a morte de seu pai, ocorrida quando ele tinha dois anos:  #Foi um mal? Um bem? Não sei, mas subscrevo de bom grado o veredito (a meu respeito) de eminente psicanalista: não tenho superego.#  E foi em meio de turbilhão de novos valores e propostas que ele dizia com tranquilidade: # Não cesso de me criar; sou doador e a doação, Se meu pai vivesse, eu conheceria meus direitos e meus deveres: ele está morto e eu os ignoro. Não tenho direitos, pois o amor me cumula; não tenho dever pois dou por amor.
 Dois meses antes de sua morte diz Sartre: O mundo parece feio, mau e sem esperança. Esse é o desespero tranquilo de um velho que vai morrer ali dentro. Mas justamente eu resisto e sei que vou morrer na esperança. Mas  está esperança. é preciso construí-la.  Uma coisa é viver, outra é pensar.

BIOGRAFIA DE JEAN-PAUL SARTRE

Jean-Paul Sartre um filosofo, Sartre foi um soldado e um pensador corajoso; foi um ativista politico, frequentador assiduo de panfletos e barricadas, literato explosivo e professor sutil e extasiante, desde os 26 anos. Nascido em Paris em 1905, de saúde fragil.
, filho de familia burguesa, Sartre viveu, dos 14 aos 40 anos, nada menos do que as duas guerras mundiais. Sua saúde fragil foi mais delibitada ainda pelo excesso de bebida e fumo. A perda quase total da visão, nos ultimos anos, fez de sua companheira, Simine de Beauvoir, uma semi-escritora de suas obras .Eis algumas das principais obras de Sartre:
Sem nenhum formalismo, Jean-Paul e Simome viveram juntos até a  morte do filosofo, em maio de 1980. Nada de certidões ou contratos durante esses 56 anos de convivencia: O único laço que os uniu foi a liberdade que se renovava a cada dia.

#Os caminhos da liberdade: triologia de romances publicada entre 1943 e 1949, de que costam A idade da razão, O sursis e Com a morte na alma.#  #Mortos sem sepulturas e A prostituta respeitosa, 1964.#   #As mãos sujas, 1948.#  # O diabo e o bom Deus, 1951.#  #A questão do método#  #Critica da razão dialética,1960.#  # Os sequestradores de Altona, 1960#  #Sartre em Cuba,1961.#  #SituaçõesV - o colonialismo e o neocolonialismo, 1964.#  #Situações VI e VII - os problemas do marxismo, 1964.#  # Existencialismo e Marxismo, 1957.#  #O idiota da família (1, 2 e 3), 1971 e 1972.#

Os golpes que a vida dá, e não saber lutar?!

As vezes, pego-me pensando como a vida é dificil de ser vivida, são tantos os desenganos, tantas decepções,  parece que nada tem jeito, nada tem sentido, nada tem futuro...
Quando durmo os momentos ruins ficam de fora a me esperar, e como eu sei que ele me aguarda, eu fujo tentando não acordar. Mas querendo ou não eu tenho que acordar e enfrenta-lo, e ele sem piedade está lá para me amedrontar, me deixar triste... Como lutar? como vencer? como não ter medo? pavor? desesperança? como ser feliz? como não pensar? como lutar? como? como? como?
                             Maria Pellegrino

Estamos em 2021 em plena pandemia mundial do covid 19.

No ano de 2019 começou a pandemia mundial da covid 19. Estamos em janeiro de 2021.